Vida de Claude Monet
Oscar- Claude Monet ou simplesmente Monet, foi o pintor mais importante do Impressionismo. Nasceu em Paris, França em 14 de novembro de 1840 e morreu em 5 de dezembro de 1926, tendo sido considerado um dos maiores expoentes da Belle Époque francesa. Foi a partir de sua pintura Impression: Soleil levant, que surgiu o movimento impressionista, uma nova evolução no mundo da arte.
Primeiros Passos
Filho de comerciantes, Monet estudou arte apoiado por uma tia, também pintora. Aos 5 anos mudou-se com os pais para Le Havre, uma cidade portuária na Normandia. Gostava muito de desenhar e já na escola fazia caricaturas dos professores. Em 1858 conheceu o pintor Eugène Boudin, que o encorajou a continuar pintando e lhe ensinou técnicas de pintura ao ar livre.
Estudando os Clássicos
Charles Gleyre, mestre dos impressionistas
Entusiasmado com a ideia de ser pintor, Monet foi morar em Paris junto a tia, com o objetivo de estudar pintura, matriculando-se na Acadèmie Suisse. Nessa época ainda copiava os grandes pintores. Conheceu Pissarro e Coubert. Em 1961 o serviço militar o obrigou a interromper os estudos, e foi enviado para Argélia. Somente depois de um ano, com a ajuda da tia, Monet conseguiu sua dispensa e pode retornar a Paris para completar seus estudos. Porém, a pintura acadêmica tradicional não lhe agradava e acabou abandonando a universidade. Foi estudar então, com Charles Gleyre .
Revolucionando a Arte
Foi junto com Camille Pissarro e Gustave Coubert que Monet desenvolveu a técnica de pintar o efeito das luzes em pinceladas rápidas, que seria conhecido tempos depois como Impressionismo.
Também no estúdio de Gleyre conheceu Bazille, Renoir e Sisley, co-fundadores do Impressionismo, que depois passou a contar também com Manet, Degas e Morisot.
La Pointe de La Hève à marée basse |
Família
Monet e Camille
Foi em Paris que conheceu Camille Doncieux, por quem se apaixonou. Quando seu pai descobriu o romance e parou de ajudá-lo financeiramente, Monet enfrentou dificuldades financeiras e o casal acabou se separando.
Em 1867 Camille dá a luz ao primeiro filho do casal- Jean. Eles se casam em 1870.
Com o início da Guerra Franco-Prussiana, Monet se refugia em Londres fugindo do alistamento militar obrigatório. Pinta nesse período as cenas londrinas e a série do Parlamento.
Com o fim da guerra, retorna à França e vai morar em Argenteuil.
Em 1867 Camille dá a luz ao primeiro filho do casal- Jean. Eles se casam em 1870.
Com o início da Guerra Franco-Prussiana, Monet se refugia em Londres fugindo do alistamento militar obrigatório. Pinta nesse período as cenas londrinas e a série do Parlamento.
Com o fim da guerra, retorna à França e vai morar em Argenteuil.
Surge o Impressionismo
Impression: Soleil levant |
Em 1876 Monet conhece Ernest Hoschedé e sua esposa Alice, que se tornam seus admiradores. Neste ano, o marchand Paul Durand-Ruel organiza a segunda mostra dos impressionistas em sua galeira, mas o público ainda não aceitava o novo estilo.
Em 1877 os negócios de Hoschedé quebram e ele foge para a Bélgica deixando Alice e os filhos. No ano seguinte, em 1878, nasce em Paris o segundo filho de Monet - Michel, e a família vai morar em Vétheuil.
É nessa época que surgem as primeiras críticas positivas ao movimento impressionista. Porém, os anos de dificuldades e de pobreza debilitaram a saúde de Camille, que após longa enfermidade morre em 1879.
Anos de Prestígio
Em 1883 aluga uma casa em Giverny, na Normandia. Em 1887 expõe novamente em Nova York, alcançando finalmente o sucesso financeiro. Pode então, comprar a sua primeira casa em 1890 - a casa de Giverny, que hoje é um museu.
No ano seguinte, Ernest Hoschedé morre e Monet se casa com Alice, em julho de 1892.
Cuidar do jardim se torna uma de suas atividades preferidas e ele contrata seis jardineiros para ajudá-lo. Em 1893 compra o terreno ao lado de sua casa e constrói o Jardim Aquático, que seria sua grande fonte de inspiração nos anos seguintes.
No início do século XX, Monet visita vários países europeus. Na Inglaterra pinta uma série de paisagens do Rio Tâmisa. E em Giverny, a famosa série Nenúfares, que alcançou enorme sucesso quando foram expostas. Era o reconhecimento tardio do gênio da pintura.
Les Nénuphars |
Últimos Anos
Monet tem problemas de visão a partir de 1907. A doença - catarata, foi ocasionada pela exposição prolongada de seus olhos ao sol, já que gostava de pintar ao ar livre em diferentes horários do dia. Durante esse tempo, Monet não parou de pintar, passou a utilizar cores mais fortes. Com a evolução da doença suas telas tornam-se quase abstratas.
Em 1911 Alice morre e, três anos mais tarde, seu filho mais velho Jean. Nessa época, começa a Primeira Grande Guerra e Monet se refugia em Giverny dedicando-se inteiramente à pintura. Seu tema preferido passa a ser o seu jardim.
Constrói um estúdio em casa em 1916 e pinta as Nynphéias. Com o fim da guerra,em 1918, doa suas telas ao governo francês.
Constrói um estúdio em casa em 1916 e pinta as Nynphéias. Com o fim da guerra,em 1918, doa suas telas ao governo francês.
Em 1923 já quase cego, Monet é operado da catarata e passa a usar óculos. Morre em 5 de dezembro de 1926 em Giverny, de infecção pulmonar.
Fonte:
Fonte:
- pt.wikipedia.org/wiki/Claude_Monet
- www.tci.art.br/monet/biografia.htm
- www.marmottan.fr/fr/claude_monet-musee-2517
- giverny.org/monet/biograph/
- www.pinturasemtela.com.br/
- www.columbusmuseum.org/monet_education/pdf/Monet_biography.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário