segunda-feira, 21 de julho de 2014

Principais Obras de Monet

Seleção dos Maiores Trabalhos

Monet em seu Jardim em Giverny,1905.

Monet pintou centenas de obras durante toda a sua vida. Manteve-se ativo mesmo com a idade avançada e estando praticamente cego devido a dupla catarata que o acometeu. Monet aliás, é um exemplo de dedicação e disciplina. Mesmo com o avanço da doença, a partir da década de 20, sem conseguir distinguir as cores e as formas, mantém sempre organizada a sua paleta de cores, com bisnagas etiquetadas e rotuladas com informações sobre os diferentes tons. Além disso, mantinha um horário fixo diário para pintura. Pintava pela manhã até a tarde, parando apenas para o almoço. Fazia uma pequena pausa no final da tarde, para receber os amigos, e terminava o dia pintando. Tudo para aproveitar as diferentes nuances da luz do sol.

Vejamos a seguir uma seleção de suas principais obras:


  1. Caricatura de Lèon de Manchon (1855/56)
Em La Hevre, Monet estudou desenho com François Charles Ochard. Torna-se um famoso caricaturista, e o dinheiro que ganha vendendo seus desenhos permite a sua viagem a Paris em 1859. Foi nesta época que Monet conheceu Eugène Boudin, que o inicia na pintura ao ar livre. Boudin viu as caricaturas de Monet expostas nas vitrines da mesma loja de molduras onde também deixava seus próprios trabalhos. A obra hoje se encontra no Instituto de arte de Chicago.

Título: Caricature Lèon Manchon.
Ano: Entre 1855 e 1856.
Dimensões: 612x452 milímetros.
Técnica: carvão e giz branco.
Localização Atual: Art Institute of Chicago.


   2.Banhistas na Grenouillière (1869)

Monet pintou essa obra durante o verão de 1869, enquanto passava férias com a família em Bougival, perto de La Grenouillère. Nessa época trabalhou lado a lado com Renoir. Pintavam as cenas pouco cotidianas mas muito populares na sociedade parisiense da época- o gosto popular pelos passeios de barco e pelos banhos de rio. O tema principal da obra são os banhistas no Rio Sena, mas a pintura faz referência também a outros elementos, como os conhecidos cafés-fluviais do Rio Sena. As cores retratadas na água e os efeitos luminosos utilizados por Monet demonstra a sua extrema maturidade, experiência e conhecimento sobre a utilização das luz e das cores. 


Título: Brian à La Grenouillère.
Ano: 1869.
Dimensões: 74,6x 99,7 centímetros.
Técnica: Oléo sobre tela.
Localização Atual: Metropolitan Museum of Art, Nova York.


   3. Impressões: O Sol Nascente (1872).

É a mais célebre e importante obra de Monet, datada de 1872, mas provavelmente realizada em 1873. Representa o nascer do sol no Porto de Havre, com a névoa cerrada sobre os estaleiros, os barcos e as chaminés no fundo da composição. A tela marca o início do Movimento Impressionista, com suas pinceladas sobrepostas de cores originais e o contraste entre o claro e o escuro. Foi exposta a primeira vez no estúdio do fotógrafo Maurice Nadar, em 15 de abril de 1874, numa fracassada exposição abatida pela crítica que ironizou inclusive o nome do quadro. Na mesma exposição havia obras dos primeiros impressionistas:  BoudinSisleyDegas e Renoir. A tela foi comprada a primeira vez por Ernest Hoschedé. Quando ele faliu, foi vendida em leilão para Georges de Bellio em 1878, que passou-a depois para o filho. Em 1938 foi doada ao Museu Marmottan, aonde está até hoje.

Título: Impression: Soleil levant.
Ano: 1872.
Dimensões: 48x63 centímetros.
Técnica: Oléo sobre tela.
Localização Atual: Musée Marmottan Monet,Paris.


   4. Regatas em Argenteuil (1872).


Monet e sua família se mudam para uma boa casa, em Argenteuil, perto do Rio Sena em dezembro de 1871. Nessa época, já em condições financeiras um pouco melhor, Monet adquire um barco-oficina, onde passa longo tempo estudando as nuances das cores e o reflexo da luz na superfície da água. Os barcos são um tema recorrente na obra de Monet. Essa tela retrata exatamente este período, que serviu de inspiração para muitas de suas obras.

Título: Régate à Argenteuil.
Ano: 1872.
Dimensões: 48x 75 centímetros.
Técnica: Oléo sobre tela.
Localização Atual:Musée D'Orsay, Paris.


   5. Ensaio de Figura ao Ar Livre : Mulher com Sombrinha Virada para a Esquerda(1886).


A obra apresenta o retorno de Monet a representação da figura humana abandonada há vários anos, em favor das paisagens. Apesar disso, o autor não desejou fazer um retrato, mas ressaltar os efeitos da natureza sobre a figura, integrando-a ao movimento criado pelo vento. A mulher retratada na tela é Suzanne Hoschedé, filha de Alice Hoschedé, segunda mulher do pintor. E foi pintada durante o período que a família morou em Vétheuil

Título: Essai de figura en plein-air: Femme à l'ombrelle tournée vers la gauche.
Ano: 1886.
Dimensões: 131x 88x 51,6 centímetros.
Técnica: Têmpera sobre tela.
Localização Atual: Musée D'Orsey, Paris.



   6. A Catedral de Rouen : luz solar completa (1893)


A série de pinturas da Catedral de Rouen, mais de 30 no total, foram feitas por Monet entre os anos 1892 e 1893, e depois foram reformuladas em seu estúdio no ano de 1894. Monet alugou alguns espaços na rua em frente a Catedral para realizar os seus estudos. Ele queria capturar a fachada do prédio em diferentes horas do dia e períodos do ano, e assim, refletir as mudanças na sua aparência, de acordo com as diferentes condições de iluminação a que estava submetida. Em 1895 ele escolheu as 20 melhores e realizou com elas uma exposição que recebeu boas críticas. A série de pinturas da Catedral não foi a primeira que Monet realizou, mas foi a sua mais exaustiva. Construiu com grande maestria, camada por camada, toda grandeza que a imagem representa. Suas pinturas em série - suas muitas visões do mesmo assunto - sob diferentes condições de luz, tentavam demonstrar a importância da luz na percepção que as pessoas têm do mundo que lhe cerca. A versão aqui escolhida, em plena luz solar, demonstra isso claramente.

Título: La Cathédral de Rouen: Le portail et la tour Saint-Romain, plein soleil.
Ano: 1893.
Dimensões: 107x 73,5 centímetros.
Técnica: Oléo sobre tela.
Localização Atual: Musée D'Orsey, Paris.


   7. A lagoa das Ninféias, Harmonia Verde (1899).


Essa talvez seja a mais famosa das séries de Monet. Morando em Giverny e usufruindo de boas condições financeiras, Monet desvia uma parte do Rio Ru que passa próximo a sua casa e constrói um pequeno lago e um jardim aquático. Constrói também a Ponte Japonesa, e enche o lugar com plantas e flores aquáticas. A partir do ano de 1899, é esse pequeno paraíso particular sua maior fonte de inspiração, sendo produzidas dezenas de obras com essa temática - as ninféias. Nessa obra, o autor destaca a harmonia através da simetria da composição, do formato e na escolha das cores.

Título: Le Bassinaux nymphéas, harmonia verte.
Ano: 1899.
Dimensões: 88,3x 93,1 centímetros.
Técnica: Oléo sobre tela.
Localização Atual: Musée D'Orsey, Paris.


   8. As Ninféias Monumentais (1914-1926).




Essa é uma das realizações mais monumentais de Claude Monet. A obra foi pensada para ocupar especificamente o espaço onde se encontra até hoje, um painel semi circular no Museu de L'Orangerie, em Paris. Com o final da Segunda Guerra e estimulado pelo amigo  Georges Clemenceau, Monet decide doar dois painéis ao governo francês para o L'Orangerie. Clemenceau procurava encontrar uma forma de ocupar o amigo que ainda se recuperava das mortes - da esposa Alice e de seu filho mais velho, Jean. Realizar essa obra foi um trabalho muito árduo para Monet, não somente pelo tamanho de sua estrutura final - oito imensos painéis dispostos em dois salões ovais, mas sobretudo, por ele se encontrar praticamente cego devido a dupla catarata que o acometia. Foram quase 10 anos para concluir o trabalho. Porém ela só foi oficialmente inaugurada após a sua morte, em maio de 1927. Em Ninféias, Monet retrata toda a genialidade de sua arte, na escolha e utilização das cores, na profusão das pinceladas, na projeção da estrutura - banhada pela luz do sol constante e na imensidão da obra que remete ao infinito.

Título: Les Nymphéas.
Ano: 1920 a 1926.
Dimensões: 219x 602 centímetros.
Técnica: Oléo sobre tela.
Localização Atual: Musée de l'Orangerie, Paris.



E para vocês, pessoal, qual a maior obra de Claude Monet? Qual delas consegue representar toda a beleza e genialidade de sua arte? Participe também de nosso Blog e deixe seu comentário aqui em baixo.





Fontes:
www.artic.edu/aic/collections/artwork/
www.metmuseum.org/collection/
www.marmottan.fr/fr/claude_monet-musee-2517
www.musee-orsay.fr/fr/collections/catalogue-des-oeuvres/
www.musee-orangerie.fr/homes/home_id24799_u1l2.htm
fr.wikipedia.org/wiki/Claude_Monet

Um comentário:

  1. Magnífica catedral de Rouen... Muita clareza e ótima percepção de luz.... Muita sabedoria e treino

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